O PROJETO
O PROJETO

O edifício que, desde 1842, alberga a Biblioteca Pública Municipal do Porto está prestes a receber obras de requalificação que incluem a conservação do edificado existente, assim como a ampliação para responder a necessidades de depósito.

O Município e o arquiteto que assina o projeto, Eduardo Souto de Moura, reforçam a missão de preservar a herança setecentista que serve de casa a um importante espólio bibliográfico da cidade.

No projeto de arquitetura procura-se solucionar um crónico défice de espaço de armazenamento do valioso espólio da BPMP. Já em 1994, o arquiteto Eduardo Souto de Moura foi o responsável pela obra da biblioteca infantil e do auditório da BPMP.



TIPOLOGIAS DE INTERVENÇÃO


Remodelação do edificado existente

O projeto contempla a remodelação total do edifício existente, tendo como principal foco a necessidade de colmatação das patologias estruturais e construtivas patentes, assim como uma redistribuição dos espaços, para melhor organização do funcionamento dos serviços, tendo por base o circuito do Livro e do público da Biblioteca.

O edifício existente será provido de cobertura, caixilharia e lajes de betão novas, fundamentalmente na ala voltada para a Rua D. João IV e Avenida Rodrigues de Freitas. O Projeto contempla ainda o acesso livre ao público no piso térreo; áreas de trabalho/catalogação/direção no piso 1 e depósitos para o Livro Antigo/Casa-Forte no piso 2. O piso 3 - que corresponde ao vão de telhado - é reservado por conceito de distribuição das infraestruturas para área técnica.


Conservação e manutenção

Está prevista a conservação e manutenção da atual Sala de Livre Acesso (com intervenção em 1982 de acordo com projeto do arquiteto João Carreira), da atual Biblioteca Infantojuvenil e do Auditório (com intervenção, em 2001, segundo o projeto do arquiteto Souto de Moura). O projeto contempla ainda a conservação e restauro de todos os elementos arquitetónicos relevantes existentes no edifício, designadamente a alvenaria de pedra, fontes, pavimentos e rebocos.


Construção nova

A necessidade e premência de expansão com espaços adicionais para armazenamento do depósito legal tem resposta na construção de novos edifícios, que encerram as frentes de rua na Avenida Rodrigues de Freitas e Rua de Morgado Mateus com a inclusão de uma cave em toda a extensão da construção. Os novos volumes promovem a criação de um segundo “claustro” de fruição exterior ao público sendo, também, otimizados para a função de depósito. A construção nova em cave permitirá criar áreas adicionais de depósitos, bem como a ligação funcional em termos de circuito interno na totalidade da intervenção.


Com este investimento, a cidade do Porto verá reforçada a modernização e dinamização de novos serviços e uma maior proximidade às diferentes comunidades de leitura.

MUSEU DO PORTO
BIBIOTECAS DO PORTO
RECEBER NOVIDADES
bibliotecasdoporto.pt desenvolvido por Bondhabits. Agência de marketing digital e desenvolvimento de websites e desenvolvimento de apps mobile