May 30, 2023
BIBLIOTECA POPULAR DE PEDRO IVO REENCONTRA-SE COM O PORTO NO DIA DA CRIANÇA
BIBLIOTECA POPULAR DE PEDRO IVO REENCONTRA-SE COM O PORTO NO DIA DA CRIANÇA
Biblioteca Popular de Pedro Ivo, 2022. Fotografia de António Alves

A data é assinalada pelo Museu e Bibliotecas do Porto com a reabertura da Biblioteca Popular de Pedro Ivo, no âmbito do projeto «Biblioteca Errante». Na quinta-feira, 1 de junho, será também apresentado o projeto cultural vencedor do concurso de ideias para este espaço, intitulado «Cor(p)o de Intervenção» – Coro Intergeracional e Multicultural da Palavra Dita.

Os portuenses e visitantes terão ao dispor uma nova biblioteca temática, integrada no projeto «Biblioteca Errante», a partir de quinta-feira, 1 de junho. Na data em que se assinala o Dia Mundial da Criança, o Museu e Bibliotecas do Porto promovem o reencontro da cidade com a Biblioteca Popular de Pedro Ivo, onde surge um espaço dotado de um fundo infantojuvenil com cerca de 1000 livros disponíveis para consulta e empréstimo domiciliário. A oferta abarca a primeira infância, infância e público juvenil, e também obras de vários géneros e áreas do conhecimento: literatura, história, geografia, ciências, filosofia, psicologia e BD.

 

A Biblioteca contará ainda com os livros da autoria de Pedro Ivo, pseudónimo de Carlos Lopes e patrono do espaço, escritor nascido no Porto, herdeiro das influências de Júlio Dinis e Camilo Castelo Branco.

A reabertura do equipamento, que completa 75 anos em 2023, contará com a presença do presidente da Câmara Municipal do Porto, Rui Moreira, e do diretor do Museu e Bibliotecas do Porto, Jorge Sobrado. A sessão decorre às 11h00 e servirá igualmente para apresentar o projeto cultural vencedor do concurso de ideias para a Biblioteca Popular de Pedro Ivo, intitulado «Cor(p)o de Intervenção» – Coro Intergeracional e Multicultural da Palavra Dita.

A iniciativa é dirigida aos vários públicos adultos nacionais e estrangeiros que se cruzam no território geográfico da Biblioteca Popular, proporcionando um espaço de diálogo e construção interartes, que versará sobre os temas atuais que desafiam estas comunidades.

 

O trabalho artístico com 60 candidatos dará corpo a um coletivo plural de intervenção poética, atualizando o Cancioneiro do Porto, a partir de um equipamento histórico da cidade. O projeto tem a produção e conceção artística do Bairro dos Livros, contando com as participações do rapper MAZE (Dealema), do poeta e diseur Renato Filipe Cardoso, da escritora e bibliotecária Raquel Patriarca e do investigador e livreiro Paulo Brás.

“No processo de produção desta peça artística serão articuladas diferentes áreas disciplinares, desde a tradição oral, o teatro até ao som, usando a Literatura e o pensamento crítico como ferramenta aglutinadora. O objetivo central será o da promoção da coesão social por meio do estreitamento de laços entre as diferentes comunidades e gerações, paralelamente incitando à fruição artística e criação de hábitos de consumo cultural”, indica o Bairro dos Livros.

O projeto culminará num espetáculo coletivo no Coreto da Praça Marquês de Pombal, com pré-apresentações previstas durante a Feira do Livro do Porto. Até lá, está previsto um conjunto de iniciativas de programação e mediação cultural, desde conversas literárias, sessões de spoken word e oficinas artísticas, assim como a encomenda de obras originais de texto e som, desenvolvidas em colaboração com o Coro, que decorrem entre junho e novembro de 2023.

“Pretendemos trabalhar literariamente as grandes temáticas do antigo e popular Cancioneiro – o amor, o trabalho, a toponímia, os costumes, o quotidiano, os movimentos migratórios – que dizem respeito à cidade, para fazer a ponte com o futuro”, sublinham os autores do projeto.

 

A Biblioteca Popular de Pedro Ivo funcionará de terça-feira a sábado, das 10h às 13h e das 14h às 18h. O local vai acolher programação regular de atividades infantojuvenis, começando logo no Dia Mundial da Criança. Às 10h de quinta-feira, 1 de junho, Helena Vieira e Verónica Magalhães dinamizam o «Jardim de contos», uma sessão de leitura + oficina que convida as crianças maiores de 3 anos e famílias a conhecer a Biblioteca Popular de Pedro Ivo, e a despertar o espírito criativo através da leitura e das artes plásticas. A atividade repetirá de tarde, às 15h, e novamente na sexta-feira, à mesma hora. A participação é gratuita.

A Biblioteca Popular de Pedro Ivo terá serviço de consulta e leitura presencial e acesso gratuito à Internet e à plataforma Press Reader, que permite a leitura de publicações de mais de 150 países, em mais de 60 línguas. Está igualmente disponível o empréstimo domiciliário para os utilizadores das Bibliotecas Municipais. Quem ainda não for e desejar sê-lo, pode fazer a inscrição no local, assim como subscrever o cartão Porto.

 

O projeto «Biblioteca Errante» constitui-se numa rede de bibliotecas temáticas, permanentes ou móveis, pulverizadas pela cidade, e que já conta com o Bibliocarro, em circulação pelos bairros da cidade, e com a Biblioteca de Cinema do Cineclube do Porto e a Biblioteca de Assuntos Portuenses, ambas na Casa do Infante.

 

O Dia Mundial da Criança conta com três dias consecutivos de programação expandida no Museu e Bibliotecas do Porto, com palavras e livros, cinema e música, tanto para miúdos como para graúdos.

MUSEU DO PORTO
BIBIOTECAS DO PORTO
RECEBER NOVIDADES
bibliotecasdoporto.pt desenvolvido por Bondhabits. Agência de marketing digital e desenvolvimento de websites e desenvolvimento de apps mobile