O Museu e Bibliotecas do Porto convida no Curso Breve do mês de novembro a incidir um pouco de luz nas muitas faces do poliédrico Manuel António Pina. Em quatro sessões, orientadas por quatro especialistas na obra do autor desaparecido há 11 anos, vão analisar quatro géneros literários – poesia, ficção infantojuvenil, teatro, crónica – que, nas palavras do coordenador do curso, Rui Lage, «são apenas ‘nomes da mesma escrita’».
O curso convidará a uma análise de diferentes títulos de Pina, apesar de partilharem os mesmos temas e interrogações. Na primeira segunda-feira de novembro, Sousa Dias debruçar-se-á nas crónicas do antigo jornalista do Jornal de Notícias. Segue-se o estudo da ficção, a 13 de novembro, com Rita Basílio, e o teatro, a 20 de novembro, com João Luiz, encenador da companhia Pé de Vento.
O encerramento do Curso Breve acontece no dia 27 de novembro, sendo dedicado à poesia, sob orientação de Rui Lage, poeta e comissário do programa de homenagem da última edição da Feira do Livro do Porto, dedicada a Pina.
As inscrições decorrem até 5 de novembro, através do preenchimento da bilheteira online das Bibliotecas do Porto, e têm um valor de 7€, ou 3,5€ para utilizadores inscritos nas Bibliotecas do Porto ou portadores do cartão Porto. As vagas são limitadas à lotação do auditório. As sessões do Curso Breve #20 decorrem às segundas-feiras, das 18h às 20h, no auditório da Biblioteca Municipal Almeida Garrett.
Manuel António Pina foi jornalista e cronista, tradutor e professor. Poeta maior, foi autor de livros para crianças e jovens, atravessando-se na poesia, no conto, na ficção e em textos dramáticos. A sua obra reparte-se por mais de 120 títulos arrecadando em 2011 o Prémio Camões, o maior galardão de literatura em língua portuguesa. Foi o autor homenageado na última edição da Feira do Livro do Porto, em 2023.
Consulte mais informações aqui.